terça-feira, 13 de outubro de 2009

Rodas d'água

A roda d’água podem ser três tipos:
-Sobre axial
-Sub axial
-Eixo horizontal ou vertical


SOBRE AXIAL:

•Elas possuem pequenas caixinhas montadas diagonalmente na roda. A água é conduzida por um canal e derramada na parte mais alta da roda, fazendo as caixinhas enchendo e fazendo a roda ficar pesada e girar, este tipo de roda extrai principalmente a energia potencial (energia armazenada) uma vez que faz o aproveitamento deslocamento da água de um ponto mais alto a um ponto mais baixo.


SUB AXIAL

Nesse tipo de roda a água passa por baixo da roda, a qual possui aletas que ficam em contato com a água da corredeira, do rio, ou do canal. Essa roda extraem principalmente a energia cinética( quantidade de trabalho q deve ser realizado sobre um objeto), uma vez que aproveita a velocidade da água.


DE EIXO VERTICAL OU HORIZONTAL



A água batendo nas pás da borda da roda produz uma força motriz no eixo central. As primeiras rodas d'água, construídas pelos gregos no primeiro século antes de Cristo, eram horizontais. Foram substituídas pelas verticais, que podem ser maiores e produzem mais energia.




AS PRIMEIRAS RODAS DE ÁGUA


A água batendo nás pás da borda da roda produz uma força motriz no eixo central. As primeiras rodas d'água , contruídas pelos gregos no primeiro século antes de Cristo, eram horizontais. Foram substituídas pelas verticais, que podem ser maiores e produzem mais energia.

Roda d'água é qualidade de vida?

Segunda dados a roda d'agua é um projeto de formação de educadores voltado especialmente às questões mais relevantes sobre a proteção, recuperação e conservação dos recursos hídricos dentro de uma bacia hidrográfica, e tem como objetivo buscar soluções coletivas e integradas junto aos educadores. Com a roda de agua a intenção e economizar mais energia, aproveitar a agua da chuva, entre outros fins... Acreditamos que se cada um fizesse sua parte cuidadndo da agua economizando a agua jamais teria fim.

O desenvolvimento da metodologia de implantação, elaboração de material de apoio e assessoria para a formação dos educadores foi de responsabilidade da empresa paulista OAK Educação e Meio Ambiente, que desde 1998 trabalha na pesquisa e atualização do Projeto Roda d`água.
Fonte: AG Comunicação Ambiental

Década brasileira da água

Nesse início de século 21, marcado pelo esgotamento acelerado, sem precedentes na História, dos recursos naturais do planeta, a água é tida como um elemento estratégico no cenário internacional.
Nesse sentido, o Governo instituiu, em março desse ano, a Década Brasileira da Água com o objetivo de promover políticas e programas voltados ao gerenciamento e ao uso responsável dos recursos hídricos em nosso País.
A orientação do poder público sobre como a sociedade pode garantir a manutenção da quantidade e da qualidade de nossas reservas de água doce é um passo fundamental rumo à sustentabilidade. Existe no País uma lacuna enorme nas informações sobre Meio Ambiente que sejam de fácil acesso e compreensão para a população em geral.

Em seu quinto ano, o projeto abrange 33 escolas da rede municipal de ensino, que atende a cerca de mais de 20 mil alunos, e promove a formação de educadores sobre temas como proteção, recuperação e conservação dos recursos hídricos dentro de uma bacia hidrográfica. A idéia central é tentar buscar soluções coletivas para os conflitos da comunidade.

"O Roda D'água Sorocaba é um exemplo de como a união entre o poder público, iniciativa privada e sociedade civil podem gerar ótimos resultados no Brasil", afirma Rosana Vazoller, diretora da empresa.

Sobre o Roda D'água Sorocaba


O projeto é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Sorocaba e conta com o apoio institucional do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT), importante organismo de gestão participativa da água, formada por representantes do governo municipal, do estado e da sociedade civil organizada.
A empresa OAK Educação & Meio Ambiente foi contratada para o desenvolvimento da metodologia de implantação do projeto, a produção do material de orientação para os educadores e apresentação de peças teatrais.


Fonte: AG Comunicação Ambiental



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